Porque escrevo e outros textos – primeiras impressões

Matheus Pires Cardoso
2 min readJan 18, 2023

--

Decidi rever meus hábitos este ano. 2022 passou e as leituras que iniciei ficaram pela metade e alimentei um hábito de protelar sem limites. Agora a meta está bem definida e há doze livros com prazos que vão ser cumpridos (assim eu espero) e há um outro projeto em mente mas que ainda não está pronto para ser discutido. Enfim, para o mês de janeiro decidi embarcar numa coletânea de escritos de George Orwell.

Por que escrevo e outros escritos reune prefácios, artigos de jornal e memórias de Orwell e acredito que podemos incluir como parte da lista das obras de Orwell que devemos ler. Minha leitura está relativamente calma e pretendo tirar o proveito desse curto livro que não passa de 300 páginas. Me deparei com um misto de impressões lendo este livro. A escrita sincera, crua e muitas vezes ácida arranca de quem ler um misto de sorriso e certa preocupação. Reler o prefácio de Fazenda dos Animais me deu sobressaltos de quão profético é, para os nossos dias.

As memórias de Orwell como vendedor na livraria pode render-lhe algumas gargalhadas mas os textos sobre Fascismo e Nacionalismo te instiga a estar mais por dentro do assunto. Orwell tornou-se um dos meus escritores preferidos apesar de ter lido apenas duas de suas grandes obras, ainda pretendo embarcar no Uma homenagem à Catalunha. Não pretendo estender esse texto até porque preciso terminar o livro.

--

--